Lisboa deixa de ser menina e moça para passar a contar-se como a cidade eleita para um grande evento de turismo internacional. A World Travel & Tourism Coucil elegeu esta nossa cidade como local da sua próxima cimeira, a realizar entre os dias 10 e 12 de Maio de 2007.
A capital portuguesa ganhou a eleição por unanimidade, contra destinos aparentemente mais fortes, como o Dubai, a China, a cidade de Sevilha, em Espanha, e Atenas, na Grécia.
A cimeira contará com a participação de 600 associados ligados á actividade turística, entre os quais 100 jornalistas internacionais. Esta iniciativa integra-se na política do Governo de captação e apoio a grandes eventos internacionais, não só dirigidos ao grande público, mas também a especialistas do sector.
A cimeira da World Travel & Tourism Council é um dos principais eventos do sector do Turismo e tem como participantes os maiores empresários de turismo a nível internacional.
É de oportunidades destas que o nosso Portugal precisa.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
11 comentários:
Lisboa esta na moda, como intestino turistico. Falando á sérvia, eu conheço muitos amigos que cá veem , e ficam maravilhados. No fundo é o grande potencial do nosso pais, o Turismo, e há que valoriar. E tu Fonseka, já fizeste alguma coisa pelo turismo nacional?
O Turismo é o ópio do povo. Deveriamos antes de mais de cuidar do país, antes de falarmos em exportarmos o país turistico. Que turismo se o Alentejo está todo vendido aos camones? E no norte, a floresta que arde todos os anos? E o litoral massacrado ? Posto isto, que temos nós a oferecer de diferente ao estrangeiro experimentado e viajado?
Temos para oferecer o "botelhon" legalizado nas ruas, não chega?
Pois...posto as coisas nesse prisma, isso já uma mina de ouro pra muito turista do norte. E barata !
Temos pouco para oferecer Jorge Carvalho? Sugiro que vás dar uma volta pelo nosso país para reparares que o turismo que não é de massas (de habitação, rural, verde, ecológico, etc.) está bom e recomenda-se! Temos sítios 5 estrelas, e que são frequentados pelo turista que sabe o que quer, e vem para aqui por tem aquilo que precisa.
Portugal tem um grande potencial turístico, e não é por nada que esses turistas experimentados e viajados que referes, caracterizam o português como um povo muito hospitaleiro e simpático. E não é mentira nenhuma. Vais ao Alentejo, e em quase todo o lado és bem recebido. O mesmo se passa no Norte de Portugal.
Já para não falar da nossa excelente gastronomia, que dá para todos os gostos!
O clima é espetacular! Temos boas praias (apesar do Algarve estar no estado em que está), bons ares, e sítios lindíssimos. Não estou a ver qual o teu problema em relação à oferta...
Acho que esses comentários sempre a deitar abaixo Portugal não servem de nada - e logo no turismo! - pelo contrário, só alimentam as teses do Portugal sozinho, deprimido e abandonado.
Portanto, promova-se o turismo!! Eles que venham que são bem recebidos! E principalmente, que estoirem o dinheiro todo que têm, que a nossa economia agradece!!
Sushi Master, lá que Portugal tem um grande potencial turistico, em conjunto com o melhor clima do planeta Terra, disso ninguem duvida.
As pessoas sao simpaticas, e acolhedoras, claro que sim...talvez porque por enquanto, a nossa geração ainda tem os resquicios do Portugal rural, que transitou dos nossos pais e avós. Veremos como será com as geraçoes vindouras. Veremos como será com a nossa gastronomia (há hoje quem faça os mesmos cozinhados e com a mesma materia prima que as nossas avós faziam?), pois a variedade que temos é sem duvida uma grande riqueza. Os camones lá sabem deitar abaixo um cherne grelhado !
Mas veremos como estará o litoral alentejano daqui a 10 anos.
Mas isto somos nós a falar do turismo de massas, claro que o turismo nao se resume a isto, mas para oferecermos qualidade a quem nos procura, temos que saber cuidar do país, senao os recursos humanos e naturais que temos (e que nao fomos nós que os criamos, ate nisso temos sorte) depressa desaparecem.
O turista experimentado fala do português como sendo simpatico e hospitaleiro, tal como nós dizemos do povo caboverdiano quando os visitamos. Ou do povo mexicano, ou cubano. Como quem diz "coitados, eles sao pobres mas muito simpaticos".
Ser-se país referencia no turismo, está a um passo de se ser terceiro mundista e serviçal.
Agora a parte de gabarolas e peneirento, mas que podes confirmar com o Videira , aquando da nossa viagem à escandinavia. Eu já visitei paises que nao ligam puto ao turismo, nem precisam dele pra nada, mas onde a qualidade e quantidade de ofertas é bem melhor. Qualidade das cidades e espaços envolventes (em português : suburbios) qualidade dos parques, espaços verdes, preservação da natureza, da arquitectura, das tradições.
Com pouca coisa se pode fazer muito. O problema em Portugal é que quando fazemos alguma coisa, tem de ser logo o maior do mundo em tamanho! Grandes pontes, grandes estadios, grandes shoppings. Há que apostar, mas na diferença, naquilo que Portugal tem de diferente, e é aí que somos melhores. Somos mais diferentes do que os outros.
Bem, assim obrigam-me a intervir. Não tenho duvida que em Portugal o verdadeiro potencial económico e social é o turismo, e acima de tudo o nosso clima e o nosso relevo muito pouco acentuado permite-nos ter condições invejáveis para o turismo. Não há alimentação como a nossa (vai lá para a Escandinávia ou Polónia, falar de peixe grelhado...vai vai), não há clima como o nosso, e acima de tudo, quanto a mim o mais importante, não há muitos povos com a capacidade de socialização dos portugueses. O que me impressionou mais negativamente nos países do Norte da Europa é o facto de serem extremamente "fechados" socialmente o que não lhes permite por exemplo efectuarem uma festa de anos como a do Boytac no Sábado. Por muito que pareça estranho isso é impensável dentro dos conceitos sociais deles, no máximo tem de ser marcado com 2 meses de antecedência. Isto é verídico, a mim custou-me muito acreditar neste facto, mas é a verdade pura e dura. Quando cheguei a Copenhaga e perguntei se queria ir tomar um café, a rapariga abre a agenda, e diz que talvez para a próxima (próstata) semana...fiquei chocado...e á medida que íamos conhecendo os restantes países, era tal e qual, alias os Dinamarqueses ainda são os mais "softs". Passava aqui horas a contar as experiências estranhas com os povos do norte..havia alguns que até ficavam a olhar para nós a pensar como era possível tanta sociacialização ehhe ...mas não vale a pena :) Mas a minha teoria é que tudo é condicionado pelo clima. No norte frio, sem socialização, no sul quente com socialização a mais. Já estive em vários países de africa, e aqui é oposto, nem se pode falar em turismo, nem se pode falar quase em países ou economia...quanto a mim, é o clima que lhes dá uma moleza, e uma natural descontracção em relação á vida, neste caso completo alheamento.
Não concordo plenamente que um pais de topo no Turismo seja um caminho para o terceiro mundista, veja-se a Espanha, que oferece um Turismo de altíssima qualidade, e que vai desde os Picos da Europa, até Ibiza, para todos os gostos, para não falar nos míticos Pirinéus.
Em Portugal enquanto o lobby da construção imperar, vai ser difícil, eu só vos digo que se Espanha (pais numero dois do mundo em Turismo) ou França, tivessem uma zona como a Costa da Caparica, com aquelas condições, com aquele areal, vocês iam ver o que era uma Riviera, ou uma Cote d'Azur...eu até já tinha nome: Cote De Caparica :)
Ser-se referência no turismo é terceiro mundista? Coitadinha da Itália, da França, dos EUA e por aí fora...
Numa coisa te dou razão Jorge. Portugal deve apostar no que tem de diferente, em especializar-se em pequenos nichos. Temos exemplos disso mesmo (o mundo inteiro conhece o vinho do Porto, por exemplo). Daí te ter referido o turismo que não o de massas, que cá é muito bom mesmo.
Mas pronto, eu não sou tão negativista.
Viddy, tens toda a razão relativamente aos nórdicos. Só mesmo com uns copos é que se desinibem um bocado!
Um país cuja unica aposta é o turismo, sim é um país terceiro mundista. A França, EUA, Italia, nao vivem do turismo, nao dependem dele, nao fazem dessa actividade a aposta principal da economia. No entanto secalhar estão melhor organizados nesse aspecto.
A Espanha, como disse o Videira, é o expoente neste nivel.
Numa coisa estamos d'accord, nao é com especialização em turismo de massas que lá vamos. Mas enquanto nao há regulamentaçao, ou enquanto o lobby da construçao , ou outros, imperarem, tá tudo fudido.
Bem Jorge, não tou nada de acordo com as tuas intervenções sobre o turismo. Primeiro dizes que que um país que aposta no turismo é um país terceiro mundista???? mas aonde é que tiraste esta ideia???
Como somos um povo acolhedor, somos uns coitadinhos dos pobrezinhos???? Então????
Dizeres que a nossa gastronomia está a acabar, não concordo, vais comer um cherne grelhado igualzinho daqui a dez anos.
É claro que a principal aposta na economia dos EUA, França e Itália não é o turismo, mas será que dá para comparar???? Com as industrias e as infra-estruturas e o meio envolvente que eles têm, o turismo é claro que fica para segundo plano...
Acho que o problema do turismo está tambem no típico português (e eu posso estar incluído) que os outros são sempre melhores que nós. Por exemplo se calhar não visita a Torre de Belém, mas já visitou a Torre Eiffel, não vai ao Mosteiro dos Jerónimos, mas já esteve dentro do Vaticano, isto para dar um exemplo que por vezes nós conhecemos melhor as coisas boas que os outros países nos tem para oferecer quando temos tambem cá muitas coisas boas.
Fonseka, eu concordo com tudo o que disseste sobre o complexo de inferioridade do português. Todos nós já caímos nessa tentação de subvalorizar o que é nosso, eu incluido! Eu só acho que nós damos demasiado enfase ao facto de sermos sempre os mais simpaticos e acolhedores para os turistas. Às vezes isso também soa-me a subserviencia. Não te irrita que por exemplo quando a Daniela Mercury ou o Brian Adams cheguem a Portugal e dizem "I love you Portugal", ou "Eu amo os pórtuguesix" ?
É como quando o Simão diz que se sente em casa no Benfica....não te faz especie? Desculpa a analogia, não foi pra te chatear :)
Enviar um comentário