19/06/2006

Reflexos Condicionados

Na passada sexta feira, foi colocado à vossa disposição um vídeo bastante interessante devido à sua capacidade intrínseca de nos apaixonarmos por uma música através dos olhos. Fisicamente é impossível, mas após certas e determinadas reacções químicas derivadas da emissão de algumas informações ao nosso cérebro por parte dos nossos olhos, a verdade é que os nossos ouvidos começam a habituar-se à ideia que algo sonoro está ali a passar.

À conversa com um especialista neste assunto, não em reações químicas do nosso corpo, mas sim um especialista em Vídeos da Shakira, conseguimos identificar uma vertente bastante interessante nessas alterações químicas do nosso meio corporal - o reflexo condicionado.

"Pavlov, como fisiologista, esteve por muito tempo interessado em glândulas e suas secreções. Por esta razão e porque as reações glandulares são facilmente medidas, as primeiras reações condicionadas são salivares.
A Experiência de Pavlov foi feita sob rigoroso controle. Pegou um cão, amarrou-o, isolou-o de muitos barulhos externos, tais como os da rua e de outros cachorros, a fim de ter o mínimo de discrepância em sua conclusão. Pavlov sabia que colocando um pouco de ácido na boca do cão, este emitia saliva. Por outro, um som qualquer não o fazia emitir. O seu experimento consistia, então, em colocar o ácido na boca do cão, ao mesmo que tocava uma campainha. Depois de várias repetições, deixava de colocar o ácido e somente com o som da campainha, o cão começava a salivar. Quis mostrar que o estímulo inicial cessado, o cão reagia pelo efeito condicionado (Shaffer, 1936, p.56-57)"

Fiz uma experiência aqui no meu local de trabalho, por reunir todas as características base para uma experiência desta magnitude: Local e Trabalho. A localidade é muito importante, pois segundo a Agência Internacional da Experimentação (A.i.É.), em Entrecampos conseguem-se fazer experiências mais importantes que em Lamêgo (vá-se lá saber porquê); e trabalho, pois é necessário existir algo que disturbe a visualização dos videos da Shakira, nomeadamente o "Hips don't lie" e "La Tortura" (que os outros não valem um boi).

Após a 2ª visualização do vídeo, diversos detalhes do vídeo começam a sobressair e ficar registados na nossa mente. Lembramos que existem imagens interessantes que merecem nova visualização no futuro. Mas o problema reside que ainda não temos a percepção de onde estão essas imagens. A partir da 5ª visualização já temos conhecimento das melhores partes : 00:04, 00:17, 00:26, 01:51, 02:22...

Mas a cereja no topo desta investigação vem com o passo seguinte: Conseguimos por o sujeito a trabalhar numa plataforma qualquer de mercado (SAP) a fazer contabilizações de facturas. Numa outra janela, minimizada, colocamos a visualização do Vídeo em questão. Tal como esperado, A maximização da janela ocorre nas melhores partes. Através da visualização do vídeo, os ouvidos conseguem identificar o som exacto em cada parte mais relevante do vídeo, fazendo com que o corpo reaja automaticamente ao impulso primordial do ser humano masculino: ver uma gaja boa a provocar pa caralho e consequente salivação - partícula fundamental na experiência de Pavlov.

8 comentários:

Boytac disse...

Ena! O homem está inspirado. Com cão ou sem cão, o homem está inspirado. Outra maneira de ver a coisa é por a Shakira a deambular no xapin e ver se a malta q tá lá deixa de ver o Togo!

Sushi Master disse...

Ena Ena! Um post sem uma única asneira! Fantástico!

Quanto à Shakira: Feia e com voz de homem... vocês andam cá com uns gostos...

Bodhi disse...

Sushi Master, estou em crer que a tua percepção sensorial anda pouco impressionável e insensível aos estimulos externos.

Primeiro: chamo atenção para o inicio da penúltima linha do post, e cito: "uma gaja boa a provocar pa caralho", onde podes observar que o roque é uma pessoa coerente e que mantém o estilo dos posts e intervenções a que nos vem habituando.

Segundo: Mesmo partindo do principio que a Shakira é, e cito: "feia e com voz de homem" (opinião que penso ser um pouco exagerada, mas cada um tem direito à sua e ainda bem que não são todas iguais e que assim é..), isso parece-me pouco relevante para o conteúdo e o objectivo do video postado por roque. Se observarmos com atenção, tanto as hipotéticas "má-voz" e "não-beleza" da artista estão presentes nos outros videos que, e cito: "não valem um boi". O que de relevante se apresenta nos clips mencionados é outra variável, que na minha opinião trazem de facto uma mais valia não só para os clips em si, mas também para o audiovisual em geral, contribuindo assim, de forma sólida para o desenvolvimento das fantasias da líbido masculina e propondo (propondo e não impondo, ou seja apenas no sentido da sugestão) ao mesmo tempo alguns objectivos no que toca à dinâmica e capacidade de decisão dos movimentos das várias secções em que é possivel dividir a forma feminina.

Na minha opinião o video é de facto muito interessante na medida em que revela a sensualidade que pode existir movendo individualmente (como que com vontade própria, daí também a utilização do termo decisão de movimentos no ponto anterior) cada já referidas secções em que se pode dividir o corpo feminino...

Sushi Master disse...

Hmmm... De facto, escapou-me essa asneira na penúltima linha. É pena, que ele bem tentou.

Quanto ao resto, do que tu andas a precisar sei eu!!

roque disse...

Sushi, desde que disseste que a Jessica Alba era feia e sexualmente desinteressante que a tua opinião em assuntos do género começou a perder valor.

Bodhi disse...

E com estes últimos comentários acabou de vez com a pouca credibilidade que tinha! Eu acho que aquilo só pode ser da boca para fora.

Não me parece possível uma pessoa olhar para alguns movimentos naquele clip e pensar: "Não gosto muito da voz!" ou enquanto temos a artista de costas a mover a anca para 3 direções ao mesmo tempo, o que lhe passa na cabeça é "Não é muito gira!" MEN ELA TA DE COSTAS!!!!

Não tem a ver com o que se precisa ou não. Está apenas relacionado com bom senso ou estás a insinuar que o roque e toda a gente que até gosta (pelo menos de algumas partes) do clip anda com necessidades? Aliás as necessidades em geral variam de acordo com inúmeros factores, um dos quais, aquilo que se apresenta à nossa frente no momento.

Ou pensas que tiveste sempre muita sorte quando estás apertado para urinar ou evacuar e mesmo quando estás perto da sanita é que parece que não aguentas mais?? Ai ai ai

Bodhi disse...

EPÁ! EPÁ! Desde quando é que o odcity se tornou um projecto do roque?? Olha agora!! A não ser que amenina se esteja a referir a outra coisa!

Sushi Master disse...

Pronto pronto... fiquem lá com a Shakira. Já vi que por aqui existe uma legião de fãs devotos à rapariga...