05/03/2007

TEMOS FLOG


‘Segredo Vodafone’
‘TEMOS FLOG’
por António Dias in ‘Marketing de Busca’

“Ainda estou nervoso com o que acabou de acontecer. Eu e mais dois amigos fizemos uma ‘visitinha’ nocturna à sede da vdf. (…) Entrámos sem muita crise, mas lá dentro as coisas complicaram-se. Os meus amigos foram agrafados… L e só eu é que voltei. Mas não fiquei de mãos a abanar! Consegui sacar um cd com software que me parece bombástico! A vdf vai ficar passada quando perceber o que eu saquei… Fiquem atentos. Amanhã ou dps dou-vos mais detalhes…”

Assim reza a primeira entrada do blogue Segredo Vodafone (http://segredovodafone.blogspot.com), que se dispõe a revelar um segredo comercial da companhia. O verdadeiro segredo da Vodafone é outro: este blogue não é obra de um imbecil que gosta de filmar as palermices que inventa com os amigos, antes uma ficção cuidadosamente executada e planeada para abrir caminho a uma qualquer campanha publicitária a ser executada brevemente pela empresa. A ficção culmina na apresentação de um vídeo executado pelas mãos hábeis de profissionais e alojado no YouTube. Ao mesmo tempo o vídeo é também colocado no Sapo Vídeos.

Chama-se a isto um flog (fake blog), provavelmente o primeiro flog comercial da história da blogoesfera portuguesa, e ao que tudo indica da responsabilidade da empresa, que terá comissionado esta promoção. A Vodafone entra assim para a galeria das empresas que tentam instrumentalizar a blogoesfera para gerar marketing viral (quando a mensagem se propaga por si própria), ao lado de empresas respeitadoras e admiráveis como… a Wal-Mart. Com tantos milhares de milhões de libras de lucro só em 2006, será que não podiam gastar uma mera fracção com criativos talentosos e respeitar os seus clientes?


Ps: Fonte - Carlos Reis - COISAS SIMPLES QUE FASCINAM www.carlos-reis.blogspot.com

Sem comentários: