28/10/2005

Informaçao Confidencial Sobre Gripe das Aves...

DIRECÇÃO GERAL DA SAUDE
Al. D. Afonso Henriques, 45 1049-005 LisboaTel. 21 843 05 00
E-mail: dgsaude@dgsaude.min-saude.pt
Lisboa, 24 de Outubro de 2005

NOTA DE REFERÊNCIA HOSPITALAR
CONFIDENCIAL

Assunto: Perigo de Contaminação em Áreas Específicas
Refª. P.º 22/05 - DGS. Conf.

Para actuação imediata

Estudos recentes conduzidos sobre a "Gripe das Aves", permitiram-nos agora, via Instituto de Saúde Dr. Ricardo Jorge, obter resultados conclusivos que indicam a possibilidade da sua transmissão aos humanos em casos que não são meramente excepcionais.

Prevê-se que o risco de contaminação seja mais preponderante em algumas areas demarcadas. Alguns casos foram já identificados em residentes nas zonas de Matosinhos (3), Coimbra (2), Leiria (4), Santarém (1) e mais recentemente em Lisboa (2). Estas análises positivas foram detectadas com base num estudo aleatório efectuado pelos respectivos centros de saúde.

Observou-se que os sujeitos contaminados são maioritariamente consumidores regulares de carne de aves, com idades entre os 18 e os 50 anos de idade, a maioria (97.6%) dos quais apresenta uma sintomatologia comum que afecta a capacidade visual. Esta afectação é particularmente evidente em individuos que admitiram estar em abstinência sexual, em média, há mais de 1 ou 2 dias.

Longos períodos sem actividade sexual, ou com actividade desprezível, provaram afectar sériamente a capacidade de leitura desses indivíduos, ao mesmo tempo que manifestam uma “sensação de tremores”. Em casos extremos, alguns individuos podem mesmo referir alucinações com brilhos coloridos quando fixam um objecto por longos períodos de tempo.

Se encontrar pacientes com a referida sintomatologia, queira contactar urgentemente o Centro de Crise do Ministério da Saúde em Lisboa, uma vez que o contágio ocorre por via aérea.
As investigações conduzidas até agora levam-nos a concluír que a única cura possível é ter relações sexuais todos os dias por um período mínimo de 3 meses!!!

A Directora-geral da Saúde
Profª. Doutora Carminda Almeida

1 comentário:

Boytac disse...

Ganda Carmina Almeida!