03/10/2006

Campeão mundial de Arroz de Cabidela

Arroz de cabidela de Vitor Sobral ganha título mundial
O prato português foi eleito o melhor dos 19 a concurso
O chefe de cozinha Vitor Sobral venceu, com a sua cabidela de frango, o Concurso Mundial de Receitas de Arroz, organizado pela Academia Internacional de Gastronomia (AIG), em Castellon, Espanha. Concorreram 19 países com os seus arrozes mais tradicionais, elaborados pelos chefes das diferentes nacionalidades, que, para o efeito, se deslocaram a Castellon, informa a Academia Portuguesa de Gastronomia (APG), responsável pelas escolhas do prato e da representação nacional.O júri, constituído por 20 gastrónomos e especialistas em culinária dos países membros da AIG, foi presidido por José Bento dos Santos, da APG.
Segundo esta instituição, Vitor Sobral levou consigo "galinhas de sua mãe, com o sangue necessário à receita, bem como a carqueja, o vinagre e outros ingredientes. Chegou na véspera do concurso e testou os diversos tipos de arroz disponíveis (largo, bomba"- ambos espanhóis e bons para as paellas), ensaiando com rigor os tempos de cozedura, a textura, o amido, enfim o comportamento para garantir o sucesso da execução".
"competindo com os maiores especialistas mundiais do arroz, o chefe Sobral elaborou uma cabidela de sabor deslumbrante, reconhecida de imediato pela enorme salva de palmas com que foi premiada a sua actuação". Acrescenta a fonte citada que "a recém-criada Academia Polaca de Gastronomia decidiu, ela própria, premiar extraconcurso o prato que mais lhe agradou, tendo esse prémio também sido atribuído ao nosso arroz de cabidela".
Entre os arrozes a concurso, estiveram pratos tão representativos como a paella valenciana, o arroz de banda, a seafood jambalaya e o risotto a la milanesa, ou outros, menos conhecidos, como o risotto cremoso de ancas de rana, calabacines rellenos com salsa avgolemono, ensopado de arroz al rabo de buey, cocido de arroz y lengua de ternera, sayadieh de pescado, ouzi, golabki, arroz pilaf com berenjenas a la cazuela, arroz chabelo de Rosita, pudding caliente de bacalao, arroz com bogovante en olla de barro andino ou o tortellini de mango com arroz cremoso.O chefe Vitor Sobral ganhou o torneio com uma cabidela de galinha caseira confeccionada com arroz espanhol, o único disponível. Imagine-se o arraso que teria sido, se ele tivesse usado o nosso carolino - fosse o dos campos de Alcácer do Sal, do Ribatejo ou do Mondego (Coimbra/Ereira) - que é o mais apropriado para a confecção deste e de outros dos nossos melhores arrozes!

1 comentário:

Anónimo disse...

Arroz de Cabidela por acasao até não gosto,mas isto só vem provar que a nossa Gastronomia continua(como sempre)em alta bem como os nossos Chefes Cozinheiros.Odcity está contigo Vitor Sobral, seu ganda maluco!...