26/09/2008

Um tributo merecido a 10 anos

"Para além de considerações sociológicas,a carreira de 10 anos do lux trouxe coisas nunca vistas em lisboa. Toda aquela conversa de que era preciso ir lá fora para ver não-sei-quem acabou.

A programação do lux, desde 98, não só deixou a larga distância toda e qualquer concorrência em solo português como mostrou o especial prazer em estar no topo do seu jogo e continuar a arriscarem nomes desconhecidos para a maioria.

Não quaisquer nomes mas quem realmente interessava e, o que é igualmente bom, na altura em que interessava(uma falha ou outra no timing não estragam de todo a cronologia impecável do clube).

O que se espera em troca? reconhecimento, no mínimo. Se um certo grupo de pessoas em lisboa se mostra tão sabido em questões de música de dança. é muito ao lux que o deve, à oportunidade de assistir em primeira mão a sets e concertos antes apenas fora de portas. O lux cresceu muito bem dos anos 90 para os 00, deixou para trás o que devia deixar, nos tempos certos, e, acreditem, se queixas houve (e houve muitas), o problema esteve sempre nas pessoas, ignorantes ou preguiçosas para acompanhar no momento as coisas excitantes que aconteciam.

O lux não é um clube de rock, ninguém pode criticar a sua actuação nessa área nem esperar que seja o lux a compensaras falhas com que outros deveriam preocupar-se. aliás, ninguém pode já falar em periferia com entidades como a zdb, nervo ou filho único a tratar com mordomias de rei a nação rock e as suas ramificações mais significativas.

Ainda assim, alguns dos momentos mais importantes a que esta cidade assistiu aconteceram no lux.

De memória: o primeiro liars, o primeiro antony, os loosers primitivos, lcd soundsystem, animal collective em plena consagração do rei panda.

Grande e consequente como é, o clube é criticado por quem está de fora e quer estar dentro ou até por quem não quer estar dentro e falha em perceber a importância. Naturalmente falta sempre qualquer coisa em todo o lado, as pessoas nunca estão satisfeitas, nós nunca estamos satisfeitos, e se por um lado é importantemanter estruturas como o lux em bicos de pés para que não se desleixem e nos quebrem o coração, por outro lado há que saber, com nitidez, desviar para o lado e reconhecer que muito do que acontece de importante não passa por nós. outros fazem-no melhor.

Fiquem tontos na próxima segunda-feira,talvez vos demos um encontrão no meio dos 10, 10, 10!"

2 comentários:

Dezperado disse...

Fechar a pista no Lux deixou de ser segredo para alguns de nós!

B|g EyE F|sH disse...

Ultimos! Ultimos!...