Sagres volta a ser líder 20 anos depois
A "guerra" das cervejas ganhou esta semana um novo fôlego graças aos últimos dados de vendas no sector: a Sagres conseguiu, nos meses de Outubro e Novembro, voltar à liderança depois de 20 anos na sombra da Super Bock. No entanto, esta vitória não é suficiente para destronar a cerveja da Unicer que, no acumulado do ano, continua a ser a mais vendida em Portugal.
Para esta aproximação, que se verifica de forma mais significativa desde 2003, contribuíram factores como o patrocínio da selecção nacional e mais recentemente do principal campeonato profissional do futebol português, agora denominado Liga Sagres, as inovações com sucesso como a Sagres Bohemia ou a liderança de Alberto da Ponte.
Segundo os dados da consultora AC Nielsen, a Sagres, produzida pela Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC), atingiu 45% de quota de mercado total de cervejas do país - supermercados, hipermercados e canal Horeca (hotéis, restaurantes e cafés) e 42,8% em valor, mais 0,8 e 0,6 pontos percentuais que a principal concorrente. No entanto, os dados da mesma empresa, divulgados pela Unicer, mostram que a Super Bock manteve a liderança no ano de 2008, que terminou em Novembro (denominado ano móvel) - a cerveja vence quer na quota de mercado em volume de 43,1% (a Sagres termina o mesmo período com 41,8%) quer em valor, com 45,5% (a rival obteve 43,7%).
A relação com o futebol tem sido uma das principais apostas da SCC para aumentar a notoriedade da sua principal marca - e, consequentemente, as suas vendas. Desde 1993 que a Sagres patrocina a selecção nacional e, no ano passado, decidiu estreitar ainda mais esta relação. Além do apoio aos clubes e ao futebol não profissional, a marca dá, a partir desta época, o nome à primeira liga, num investimento que rondou os 14 milhões de euros, conforme o DN escreveu na altura em que o patrocínio foi anunciado. Este pode ser um dos motivos a influenciar a subida nas vendas, embora a SCC ainda não tenha divulgado dados sobre os resultados deste apoio.
Outro factor que modificou a estratégia da empresa foi a entrada de Alberto da Ponte para a liderança da cervejeira, em 2004. A sua estratégia de inovação constante, que alimentou a "guerra" de novos produtos entre a SCC e a Unicer, deu frutos, sendo a Sagres Bohemia o melhor exemplo desta linha. Lançada em Abril de 2005, a cerveja é líder do segmento gourmet, tendo registado em 2007 uma quota de mercado de 73%.
A "guerra" das cervejas deverá continuar, já que a Sagres tem agora de lutar para manter esta liderança, o que não será uma tarefa fácil perante a "gigante" Super Bock.
in Diário de Notícias
09/01/2009
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3 comentários:
ps - Fica aqui a minha palavra: é o último post longuííííííssimo que faço. Mas dado tratar-se de um tema que vos é tão caro, queridos amigos, achei que vos deveria dar a conhecer toda a informação.
Bjs e abraços!
Sagres Bem!
muito bom!!
eheh
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