24/03/2008

A RTP Internacional, por Gabriel Alpes

Uma das coisas boas que Portugal produziu no último século foi, sem dúvida, a RTP Internacional. De cariz variado, apresenta artistas de renome como João Balão e Ágata Cristina, bem como grandes tenores lusitanos, como o Clementino e, até mesmo, artistas da craveira de um Toy Story. É pois natural que os emigrantes não queiram regressar, não vá dar-se o caso de se cruzarem na lusa pátria com algum destes distintos amigos.

No desporto, grande destaque para o desporto-rei, ou seja o futebol, ou algo parecido, como tive oportunidade de ver na Taça das Ligas Carlsberg. Frente a frente, duas equipas do meio da tabela do futebol português, o Derrota de Setúbal e o Sportein Clube do Lumiar. Desde já de enaltecer a cobertura televisiva com novos quadros de grande interesse estatístico e beleza plástica. Ficámos a saber, por exemplo, que os jogadores do Sportein do Lumiar correram que se fartaram, muito mais que os do Derrota e, o vencedor da corrida, correu quase 10 Km a uma velocidade estonteante de cerca de 7 Km/h. Isto só vem confirmar que o atletismo continua enraizado no grémio lumiariano, onde é modalidade rainha, o futebol é que ainda não.

Num jogo em que foi beneficiado pela arbitragem e bafejado pela sorte, o Sportein conseguiu levar o desafio para o sempre emocionante desempate por pontapés da marca da grande penalidade, também conhecidos na versão mais reduzida, por movimentos pezais de contacto com o esférico a uma distância de sensivelmente 11 metros da linha de golo, sendo esta ladeada por dois postes que distam 7,32 m entre si, e uma barra transversal a 2,44 m do solo, nas junções com a vertical. Sempre didácticos, os comentários da TV portuguesa.

Chegado esse momento, temi que fosse desta que o Sportein do Lumiar tivesse treinado esta faceta do jogo, sabendo-se ainda para mais que não havia prolongamento. No entanto, talvez por pensar que perdia nos 90 minutos regulamentares, o Mister Paulo Lento descurou esta parte do treino na Estrebaria de Alcochete. Assim, foi com enormes gargalhadas que se assistiu ao 37º penalty falhado do Pulga, ao Liedsão Resolve a resolver oferecer um penalty ao herói do jogo, o guarda-redes do Derrota, Eduardo Mãos-de-Alpaca, e ao IsMyLove a enterrar o pastel em definitivo. Pelo meio, exibições discretas da Floribela, que já deve estar de partida para um grande do futebol do Luxemburgo, e do Simón Bolívaric. João Coitadinho é que esteve em grande, ganhando a corrida dos 10 Km.

Do lado Derrotiano, basta dizer que uma equipa que tem um jogador chamado Janício e ainda assim consegue limpar da prova os dois “grandes” da Capital (o Sportein do Lumiar por duas vezes), deve ser louvada. Ainda para mais, sendo treinada pelo treinador Caralhal, conhecida figura do anedotário lusitano e rapaz capaz de mandar muito boa equipa para a segunda liga sem passar pela casa de partida nem receber os dois contos.

Anotei para a posteridade, os momentos mais marcantes da noite. Obrigado, RTP Internacional!




















“Fundamentalmente, o Zbordein correu muito. Corremos muito e bem, corremos bem. Ehhh fundamentalmente, bem.” Cortesia RTP Internacional ©



“Ehhh fundamentalmente, o importante é o resto da época. Isto, fundamentalmente, estamos ainda em duas frentes e fundamentalmente tencionamos per… ehhh ganhar essas frentes. Fundamentalmente”. Cortesia RTP Internacional ©





Ps: Nunca me enganaste Paulo Bento, sempre soube do teu benfiquismo, e estas a conseguir aos poucos destruir o Sporting...sempre soube....continua com tranquilidade a fazer o teu trabalho...

10 comentários:

Bodhi disse...

Ahahahahahahah!

Muito bom! Viddy, vais-me desculpar a duvida mas nao sei se a piada maior esta na forma como escreveste e abordaste a questao ou se na realidade do que e o SCP (So Conseguimos Perder), o mundo da bola e a TV...

Dezperado disse...

Epá Viddy tenho pena que só tenhas a RTP Internacional, porque se tivesses a RTP Memória, também conseguias ver a tua equipa a jogar uma final duma taça.

Sushi Master disse...

AHAHAHAH! Zbordein! AHAHAHAHAH
Brutal!

Cati disse...

A inveja fica-te muito mal viddy! Porque tens sempre de estar a falar de finais q nada tem a haver com o teu clube????... ... ahh espera...tou a perceber, se fosses falar de finais do teu clube tsssss tssss ...ñ falavas!!!
Então pronto... podes falar...desabafa à vontade...;)

Carlos Reis disse...

GLORIOSO

Só falo do Benfica.


CR

viddy disse...

Fundamentalmente, eu estava..ehhh a falar da RTP Internacional, que é um canal que corre muito, Corre muito e bem Ehhh fundamentalmente, bem

Cristina disse...

Se o Porto e o Benfica não quiseram a Taça da Liga por que razão haviamos nós de a querer? Chegámos à final sim senhora mas apenas para que a vitória do Setubal tivesse um sabor especial...já pensaram como se sentiriam os adeptos do clube sadino a ganhar a final ao Porto????um clube fraco...ou pior...ao benfica?
Desportivismo é isto mesmo...quando há títulos que não interessam é fazer o melhor e na final dar alegria ao outro clube...ainda para mais o clube sadino...Estuário do Sado...Golfinhos...sempre a ajudar o grande Sporting!

Cristina

Dezperado disse...

Opá ó Caty tenta perceber, se tivesse como treinador principal o chalana banana no banco (já que o el salvador fugiu e está em parte incerta na galiza), a orientar uma "equipa" (se assim podes-se chamar) que este ano luta apenas para ganhar a Taça de Portugal, de certeza que preferias falar em todos os clubes menos no teu!!!

Boytac disse...

Deve haver pouco trabalho por essas bandas!

viddy disse...

Pede-se a todos os passageiros para colocar o cinto de seguranca e as mascaras de oxigénio, estamos a sobrevoar a casa de repouso de Mafra, a turbolencia e o cheiro da transpiracao do trabalho duro é grande