01/08/2007

E porque não domir uma sesta?



A Hungria pode vir a referendar uma lei da sesta. E em França, um ministro questionou recentemente: "Porque não dormir no trabalho?" Em Portugal, deputados, artistas, governadores civis, presidentes de câmara fazem parte do clube dos Amigos da Sesta. E falam das vantagens. Os cientistas dizem que elas estão "provadas"


Em Portugal, dormir no trabalho (pelo menos sem ser às escondidas) está longe de estar generalizado. O que é uma pena, lamenta um batalhão de fãs da sesta - e são já mais de 220 os sócios da Associação Portuguesa dos Amigos da Sesta (APAS), fundada há quatro anos por Prates Miguel e pelo então deputado socialista José Miguel Medeiros, hoje governador civil de Leiria.Acreditam que não é pela mudança na lei que se defende algo sem a qual vivem mal - uma pausa a meio da jornada - e portanto as suas propostas não passam por aí. "O que pretendemos é difundir a ideia de que a sesta é algo natural, que é uma forma de sermos mais felizes, pretendemos alertar para o ritmo alucinante em que vivemos e sensibilizar para a utilidade de disponibilizar nos espaços de trabalho locais onde as pessoas possam, se quiserem, descansar", explica Miguel Medeiros. "A sesta é um direito de quem trabalha".


"Os benefícios de uma sesta curta, de 20 ou 30 minutos, estão cientificamente comprovados. Há um melhor desempenho cognitivo"

4 comentários:

roque disse...

Eu apoio a 100 % a Sesta desde que seja com acompanhamento por uma especialista.

Boytac disse...

Pf...desculpas para trabalhar menos. Se fosse em Portugal seria:
Entrada: 9h30m
Café: 9h35m - 10h
Ver e-mails: 10h - 11h
Preparação para almoço: 11h - 12h30m
Almoço: 12h30m - 14h
Sesta: 14h -16h
Desarrumar a secretária para parecer q se fez muito: 16h - 17h
Saída: 17h02m

Devia ser bonito devia.

roque disse...

"Preparação para almoço: 11h - 12h30m" Deves pensar que todos nós fazemos o nosso almoço como aí nas sopas. Eu esse período aproveito-o para colocar gajas boas aqui no blog...

Dezperado disse...

Epá é o delírio. Ainda ontem fiz isso, e não estou a brincar. Na hora do almoço fui ao ginásio e não fiz nada, tive a dormir 30 hora nas espreguiçadeiras da piscina...e é o delírio...